terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Um plano... com Objectivos .

E a avaliar pelos sorrisos rasgados com que aparecem em todas as fotografias na imprensa de hoje, o Conselho Europeu terá corrido benzinho. 
Por exemplo, quanto à questão do desemprego e do crescimento sustentado da economia europeia, se não se vê ainda a luz ao fundo do túnel, há pelo menos uma esperançosa janela que se abre, tão radiosa quanto os sorrisos dos líderes europeus reunidos ontem em Bruxelas.
Os jornais de hoje escrevem que Bruxelas exige a Passos Coelho emprego para jovens. Enfim, o mesmo anda a ser pedido pelos mais directos interessados, há já algum tempo... Sendo agora exigência que desce de Bruxelas, talvez que sim...
Mas o desafio é mais vasto e abrange um território maior. 
Diz, por exemplo, o Jornal de Notícias, que Bruxelas paga o combate ao desemprego dos jovens... Já o Diário de Notícias escreve que os líderes europeus decidiram que a promoção do crescimento e o combate ao desemprego são duas prioridades inadiáveis...
Mas regressemos ao JN
...Que foi Durão Barroso, enquanto presidente da Comissão Europeia, quem levou a proposta ao Conselho Europeu. Sendo a proposta, como já se viu, a de reduzir o desemprego entre os jovens. Diz também que essa intenção foi muito bem recebida por Passos Coelho, que considerou que o estímulo ao crescimento e ao emprego só pode ser positivo. 
Segundo dados do Eurostat, o desemprego entre os jovens portugueses já atinge os 30%...
Quanto à proposta de Durão Barroso... Muito concretamente fixa-se nestes termos. Citemos: redireccionamento de fundos comunitários... por forma a interromper um círculo vicioso que afecta a Europa nos dias de hoje... e que é dominado pelo fraco crescimento , a baixa competitividade e um nível de desemprego inaceitável... Acrescentou ainda, Durão Barroso, que não é possível aceitar que quase um quarto dos jovens europeus estejam desempregados.
Ora deixemos agora as banalidades e lugares comuns e frases de efeito e declarações de boas intenções em geral e vamos  direito ao assunto.
De que forma pretende a Comissão Europeia vencer esta guerra ao desemprego juvenil na Europa comunitária?..
Bom, para já – e segundo Durão Barroso -  nas próximas 11 semanas até meados de Abril, grupos de acção, formados por técnicos da Comissão Europeia e dos Estados membros vão desenvolver planos com objetivos que possam ser incluídos nos programas nacionais de reformas...
Ora aí está! Tão simples quanto isto. Podeis esperar sentados, mas com essa garantia... de que se estão a desenvolver planos com objectivos, que , depois de desenvolvidos, hão-de ser incluídos nos programas nacionais de reformas.
E – meus amigos – por muito céticos que a vida vos tenha tornado, havereis de admitir que não há nada que chegue a um plano com objectivos... nem nada tão apaziguador dos maiores receios. 
Um Plano... com Objectivos .

Sem comentários:

Enviar um comentário