quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

ai ai salpicão

Diz o jornal, que faz hoje anos que Lisboa tremeu abanada por um sismo que  destruiu parte da cidade e em particular a colina de santa Catarina. Foi em 1531. Chiça!

E agora vamos até uma quase boa notícia.
Vem no Jornal de Notícias, como aliás a efeméride de que vos acabei de falar... e vem a dizer que o fumeiro é uma indústria à prova de crise.
Por estes dias celebra-se a feira do fumeiro em Montalegre, Trás os Montes e o jornal abre a prosa... com estes versos: janeiro janeiro/vou à festa do fumeiro/ ai ai alheira/ ai ai alheira/ chouriça e presunto barrosão/ ai ai salpicão / ai ai salpicão...  fim de citação.
Tirando isso, o jornal lembra e sublinha que o fumeiro é um negócio em ascensão e que envolve milhões de euros , levando o turismo a reboque. Acrescenta ainda que por esta altura se multiplicam as feiras que arrastam milhares de apreciadores, enchendo hotéis e restaurantes. Há até – enfatiza o JN – há até pacotes turísticos especiais para esta altura do ano...
O que o jornal não refere, até porque seria de um certo mau gosto e estragava a alegria da boa notícia .. ou da quase boa notícia... o que o jornal não refere é o que torna esta, numa quase boa notícia.... e o caso é este. Bruxelas, já não é primeira vez que alerta e aponta o dedo aos perigos do fumeiro.... Diz que é um processo de cura dos alimentos que comporta alto risco de provocar o cancro nos consumidores. Admitamos que pode ser  assim. As chouriças são curadas levando com doses maciças de monóxido, ou dióxido de carbono , enfim, fumo, fumarada... o que, como se sabe, não dá grande saúde a ninguém... Aliás, parece que é certo, que nas zonas onde o consumo de carne de fumeiro é maior, maior também é a taxa de casos de cancros gástricos e intestinais.
Não há bela sem senão... 
Seja alheira ou salpicão.

Sem comentários:

Enviar um comentário