segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

a verdade é que acho que o papa, com aquela farpela apinocada não tem o direito de falar em nome dos pobres. ponto final.

E chegamos ao Jornal de Notícias, onde somos reencaminhados para a mensagem do papa Bento 16, ontem, durante a missa dominical na praça de s. Pedro, no Vaticano...
Diz o JN que disse o papa, que os emigrantes não são números, são pessoas que procuram viver em paz e protagonizam o anúncio do Evangelho no mundo contemporâneo... Citando o próprio, escreve o jornal que – "milhões de pessoas se vêem implicadas no fenómeno da migração, mas elas não são números, são homens e mulheres , crianças e jovens e idosos, que procuram por um lugar onde viver em paz..."  e que "...não são apenas destinatários, mas também protagonistas do anúncio do Evangelho  no mundo contemporâneo." Diz o jornal que, neste particular, o papa terá dito que o fenómeno da migração é também uma oportunidade para o anúncio do Evangelho no mundo actual e que a Igreja tem de encontrar maneiras adequadas para que essas pessoas possam encontrar Cristo.
Uma oportunidade será, se bem que tudo leve a crer que, a primeira preocupação desses emigrantes seja antes arranjar trabalho e um cantinho onde viver em segurança, sem guerra , nem perseguições, nem miséria económica...   E se tivermos em conta que uma boa parte desses emigrantes nem cristãos são... fazê-los porta voz da palavra do Evangelho – logo a eles que devem ter tanto com que se preocupar no mais imediato...    Porque em verdade, se no principio era o Verbo e bastava dizer faça-se luz...  na prática e na vida real as coisas não se passam exactamente  assim.  E, mais do que arautos da palavra do Evangelho, estes são o exemplo vivo de que ainda falta muito até que os fracos herdem a terra.

Sem comentários:

Enviar um comentário