sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

nada melhor do que o silêncio seguido de um barulho ensurdecedor. (p'ra matar um gajo com um ataque de coração...)

Vem no Jornal de Notícias e diz assim: "Flashmob para festejar 127 anos"
A aniversariante é a Escola Artística Soares dos Reis, do Porto. Quanto a este estrangeirismo -Flashmob- traduzindo à letra e à pressa dará qualquer coisa como Multidão Instantânea... ou por aí.
E , segundo o JN, o que se passa é que os alunos da Soares dos Reis, centenas deles, 800, segundo a organização da coisa, desceram ontem até à rua de Santa Catarina para parar durante 4 minutos. O propósito era lembrar à cidade do Porto  que escola existe há 127 anos e que todos os anos saem dela grandes nomes...  e para isso – segundo os organizadores da manifestação –para isso nada melhor do que o silêncio seguido de um barulho ensurdecedor. 
E assim foi. Quando batiam as 3 da tarde no carrilhão das antigas galerias Paladium, centenas de jovens como que congelaram e ficaram imóveis no meio da rua... uns em pose circense – diz o JN –outros como se estivessem a rabiscar um desenho num caderno, outros fingindo que tiravam fotografias, ou posavam para uma. Finda essa pausa começaram todos a hurrar (dando hurras) e a tocar bombo, formando depois um desfile que os levou de volta à escola. 
Ainda segundo os organizadores desta manifestação , esta FLASHMOB quis dizer à cidade do Porto que a Soares dos Reis quer sair da névoa a que tem sido votada, apesar de ter feito a elite pensadora e artística da cidade. 
E será então nesse sentido e honrando essa memória da escola... essa de que se fala... a de ter feito a elite pensadora e artística da cidade... terá sido, então,  justamente em nome desse nobres princípios que os estudantes da Soares dos Reis saíram à rua copiando uma coisa que se tornou muito popular nos Estados Unidos e se espalhou de forma viral através da Internet  para vários países por todo o mundo...  Convenhamos que, em nome da elite pensadora e da inspiração artística, sempre se esperaria uma ideia, pelo menos, original...
Mesmo sem a preocupação de se distinguir de forma elitista ou com grandes pretensões a obra de arte.... apenas uma coisa original. Simples e original. Só isso.

Sem comentários:

Enviar um comentário