quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

pontes suspensas ( se a ponte pênsil, logo existe!)

As novas leis laborais. 
São um dos pontos de discórdia entre patronato e associações sindicais. Fala-se numa espécie de regresso à semana inglesa, com trabalho ao sábado. Fala-se também na perda de 3 dias de ordenado para quem falte sem justificação em dias colados a folgas... e fala-se igualmente na questão das pontes.  
Por exemplo, no caso de a empresa conceder que o trabalhador fique em casa nesses dias, haverá depois de os compensar, descontando-os no tempo anual de férias. Isto, das pontes que ligam feriados a fins de semana - que estou em crer que é disso que se trata, principalmente. Ou seja, quando se fala em pontes, posso estar enganado, mas penso que será mais esse o caso – pontes que ligam feriados a fins de semana, mais do que fins de semana que ligam a dias feriados...  Enfim, pontes... quando se fala em pontes, fala-se numa coisa que – se assim se pode dizer -  é uma espécie de atençãozinha... uma pequena facilidade, uma coisa que em rigor ninguém seria obrigada a conceder, porque, se 5ª feira é feriado e a seguir vem, naturalmente, o fim de semana... a Sexta feira continua a ser dia de trabalho. Porque, pela mesma lógica, facilmente chegaríamos a um cenário em que, se o feriado fosse a uma Quarta, bem se podia estender a ponte mais um pouco até Sábado, na mesma. Aliás, até se podia fazer melhor... Uma ponte que ligasse o fim de semana anterior ao feriado até essa Quarta feira e depois mais um lanço de ponte até ao fim de semana seguinte. Assim sendo, quando um feriado caísse a uma Quarta, nessa semana ninguém trabalhava. Isso sim, que era uma ponte catita! 
Neste caso aqui poder-se-á falar em direitos adquiridos, em conquistas irreversíveis, pode até dizer-se que, em nome do esforço colectivo de salvação nacional, haveria outras pontes, que nos poderiam levar, a seco, até à outra margem, onde nos esperam os amanhãs que cantam... Mas também aqui, como em outras matérias que vão fazendo a actualidade... e como se costuma dizer... muita água há-de ainda correr por baixo destas e outras pontes.

Sem comentários:

Enviar um comentário