terça-feira, 24 de janeiro de 2012

com as vacas funciona...

É chamada de capa no Jornal de Notícias – que os bancários são os que menos sofrem com a crise, sendo que, alguns vão manter os 25 dias de férias e os respectivos subsídios de 13ºe 14º meses. O Diário de Notícias até faz manchete com o assunto – Governo cede e mantém férias de 25 dias para 54 mil bancários.

E posto isto há que ser honesto e reconhecer que a medida faz todo o sentido. 
Já todos tínhamos percebido a importância que o Governo do Estado português dá ao sector bancário em geral, ao ponto de ter nacionalizado um banco privado, que estava meio falido, só para que essa falência não manchasse a honra nacional, nem comprometesse o edifício económico financeiro... 
Ficámos na altura todos a perceber a importância – ou antes – os riscos tremendos para a economia nacional, da falência de um banco privado. A partir daí é fácil concluir igualmente da importância estratégica nacional de proteger quem lá trabalha, nos bancos, naturalmente. E aqui saudemos a clarividência de quem percebeu que, sem força de trabalho, sem mão de obra,  sem quem faça... não há nada feito...  nada.
A partir daí talvez se tenha igualmente concluído que um trabalhador bem tratado, estimado, respeitado, bem pago... pode render mais, ou pode, pelo menos trabalhar com outra vontade e alegria  e empenho e motivação e galhardia e trapio e tudo o mais..
E por falar em trapio...de repente, salta-me para o  meio da conversa uma notícia que vem de Espanha e tem já um par de anos, se bem que, muito recentemente , um outro exemplo semelhante passou pelos telejornais. Em ambos os casos somos encaminhados até uma exploração leiteira.
No primeiro caso , a vacaria em causa tinha ar condicionado e as vacas, para além de massagens diárias e regulares anti stress, ouviam Mozart durante a ordenha... No caso mais recente, as vacas dormem em colchões de água. Em ambos os casos as vacas produzem muito mais leite, que as de outras explorações onde estas mordomias não lhes são oferecidas... Diz o dono da vacaria: se nós as tratarmos bem, as vacas também nos tratam bem a nós...

Ora bom, pelo menos com  as vacas funciona.
É como quem diz... ficam mais competitivas.

Sem comentários:

Enviar um comentário