terça-feira, 31 de janeiro de 2012

se nesse 1º de Dezembro de 1640 se tivesse o povo e o mestre de Avis detido em tanta burocracia...

Vem hoje em todos os jornais e, por estas, ou outras palavras diz  que o CDS quer que o 1º de Dezembro continue a ser assinalado e celebrado  nas escolas portuguesas e no Parlamento.
E que é nesse sentido, que os centristas vão propor ao Parlamento que se abra um debate sobre esta matéria...
E a proposta acrescenta que o 1º de Dezembro, dia da restauração da independência nacional, seja celebrado não só nas escolas e no Parlamento, como em todas as missões diplomáticas em todo o mundo. 
O Público, por exemplo, terá perguntado ao líder parlamentar centrista de que forma esta ideia, em termos regimentais, se  poderá concretizar.  E a resposta foi evasiva... aliás, não foi nenhuma. Mas ficou subentendido, que a solução pode passar por apresentar um projecto de resolução, ou seja, uma iniciativa de recomendação ao Governo. 
rematar a prosa, o jornal Público escreve ainda, que a pretensão do CDS é que o dia da restauração passe a ser realmente celebrado nas instituições.
E aqui chegados, a primeira conclusão que se retira desta última afirmação é a de que, até hoje, as instituições talvez não tenham celebrado o 1º de Dezembro como ele merece... Mas isso seria especulação gratuita. Já o certo, certo é que, se esta proposta do CDS for avante, o 1º de Dezembro, mesmo perdendo o direito a feriado , o que poderia libertar a população para um dia de festa e de memória desse dia redentor... mesmo assim, ganha o direito a ser celebrado com outras pompas pelos deputados em S. Bento. 
Será um dia em que, eventualmente, se trabalhará menos no Parlamento, que isto de cerimónias oficiais e celebrações de Estado é coisa para levar pelo menos meio dia...
Já quanto às etapas burocráticas que faltam ainda vencer até que esta proposta centrista vingue...  Sejamos honestos, se nesse 1º de Dezembro de 1640 se tivesse o povo e o mestre de Avis detido em tanta burocracia... por certo, hoje Portugal ainda era província de Espanha.

Sem comentários:

Enviar um comentário