segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

a estupidez vem logo no enunciado

Antes que avancemos mais na conversa, deixem-me só parar aqui nesta breve do Correio da Manhã: "Braga capital da cultura e o futuro da Europa" – este é o título. 
Agora o texto: "o presidente da Fundação Bracara Augusta, Hugo Pires, definiu a Capital Europeia da Juventude Braga 2012 como um momento para prestar homenagem ao futuro da Europa." 
Um momento, portanto, para prestar homenagem a uma coisa que ainda não aconteceu... o futuro.

E agora sim, saltemos um par de páginas. 
O Correio chama-lhe notícias do mundo louco, se bem que aqui, falar de loucura talvez não seja o mais apropriado. 
Vem, a notícia,  dos Estados Unidos , do estado da Georgia e de uma escola da cidade de Norcross.
Diz o Correio, que o pai de um rapaz de 8 anos ficou chocado, perplexo e mais qualquer coisa, quando viu os trabalhos de casa que o filho tinha para fazer... 
Por exemplo este problema aritmético - citemos: "cada árvore tem 65 laranjas. Se 8 escravos as colherem, com quantas laranjas fica cada um?"  E depois este outro: "se Fred apanhasse duas chibatadas por dia, numa semana quantas seriam?" 

O jornal garante que a escola já pediu desculpa, por aquilo a que este pai chamou de racismo puro...
Racismo será, mas antes começa por ser radicalmente estúpido.  

E a estupidez vem logo no enunciado... se 8 escravos colherem todas as laranjas, o mais certo é não ficarem com nenhuma e terem de as entregar todas ao dono do pomar. 
Já quanto à questão das chibatadas... como se viu, o enunciado não é explícito, se haverá, ou não de incluir os fins de semana nessa contabilidade.
Sem fins de semana dá 10 chibatas, se incluir o sábado e o domingo já dá 14... e uma diferença de 4, tendo em conta que é de chibatadas que se fala, talvez não seja, como se diz, despicienda.

Sem comentários:

Enviar um comentário