quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

na nossa aldeia somos todos primos e primas.

E muito provavelmente já ouviram dizer...
Já ouviram dizer, por exemplo, que nesta vida temos de ser uns para os outros.
Já ouviram dizer que, em tempos de crise, a solidariedade é uma arma fundamental de sobrevivência...
Já ouviram, se calhar também, aquela canção que diz mais ou menos isto... na nossa aldeia somos todos  primos e primas.
E também já devem ter ouvido dizer que o ministro Miguel Relvas dos Assuntos Parlamentares contratou um motorista por ajuste directo.

O contrato é de 3 anos. À razão de 73 mil euros por ano, o que dá perto de 2500 euros de ordenado por mês...
Acrescenta-se que o motorista agora nomeado já tinha trabalhado, em 2010, para o grupo parlamentar do PSD. Na altura, o ordenado terá sido de 28 mil euros ao ano... passado dois anos... com a crise e a inflação e tudo o mais , acaba a receber 73 mil por ano... faz um certo sentido... Quanto ao ajuste directo...pessoa já conhecida e certamente de confiança... faz sentido, também. 
E o jornal, o Correio da Manhã, dá ainda outros exemplos semelhantes. Como o do ajuste directo na contratação de um técnico para apoiar a execução do memorando da troika, no gabinete do secretário adjunto do primeiro ministro. Neste caso o ordenado é de 5 mil euros por dois meses... Ou este outro da nomeação por ajuste directo de uma técnica para apoio jurídico ao secretário adjunto dos assuntos parlamentares.  Neste caso, o contrato de 66 dias há-de render 7500 euros...
E antes que a indignação de alguns faça estalar o verniz da compostura... o jornal cita fontes oficiais do governo. Sublinha-se o facto do contrato -este, do motorista- valer por apenas 3 anos e que o ordenado bruto, feitos os descontos, desce vertiginosamente dos 2448 euros, para uns residuais 1300 euros por mês...  Mesmo assim, acrescenta o jornal, ganha mais que o motorista do próprio primeiro ministro.
E aqui chegados fica esta dúvida em suspenso... estalar o verniz da compostura porquê?!  Pois se tanto se reclama contra os prejuízos por vezes fatais que a burocracia e certos procedimentos administrativos causam à nossa vida prática do dia a dia... vamos agora indignarmo-nos quando alguém tenta agilizar o processo , como por exemplo, neste tipo de nomeações e contratos?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário