terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

e o troco em hóstias, se faz favor


É bem provável que esta notícia mereça referência noutros jornais do dia, mas foi no JN que a fui descobrir primeiro e diz assim: Santa Sé atrasa a extinção de dois feriados religiososPorque o assunto está ainda a ser analisado e a decisão pode ser demorada -  primeiro, o assunto tem de ser submetido a várias reuniões, a várias comissões e dicastérios – dicastério, diz o meu dicionário que era um importante e antigo tribunal de Atenas..  (um dicastério, portanto, aliás vários, segundo o Jornal de Notícias.) Já o porta voz da conferência episcopal portuguesa, Manuel Morujão, que reuniu ontem em Fátima , em conselho permanente, sublinhou que estas decisões nem sempre se resolvem com a velocidade que gostaríamos e reafirma que a decisão final cabe à Santa Sé. 
É escusado sublinhar este facto, de um Estado laico depender de uma decisão da Santa Sé para, no caso, extinguir ou rearrumar no calendário dois feriados religiosos, em nome do resgate nacional e da salvação da Pátria...  e fixemo-nos no essencial...  depois das agências de notação financeira a definir, determinar e condicionar os destinos da Nação... temos agora também a Santa Sé, o Vaticano... 
Deixem-me que cite um provérbio, creio que italiano mesmo e que diz assim- a Roma se fa la fede altrove ci se credeO que em tradução apressada dará qualquer coisa como isto: em Roma se faz a Fé, no resto do mundo acredita-se.

Sem comentários:

Enviar um comentário