sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Único no Mundo - Anão com 1,80 !

Dantes, todos os cafés com algum gabarito tinham um . Um engraxador.
Hoje, como se sabe, cafés  desses há cada vez menos e engraxadores também.
Mas ainda subsistem alguns.  E foi justamente para esses resistentes, que os alunos do IADE criaram este modelo de caixa de engraxador.
Vem no "Diário de Notícias", que os engraxadores vão ter caixas únicas no mundo.
Vamos então a ver.
Diz o "DN" que o IADE – Instituto de Artes Visuais , Design e Marketing – desenvolveu um  modelo de caixa para engraxadores, que vai permitir um maior conforto, quer aos clientes, quer ao próprio. Diz o jornal que este projecto pretende ao mesmo tempo recuperar esta profissão, que, como já vimos, já conheceu melhores dias e maior popularidade.  E diz também que, dos cem projectos apresentados pelos alunos do IADE, foi o  de Mariana Rato, o vencedor.

A caixa é semi oval e tem um assento para o engraxador e uma base ajustável para o sapato do cliente. Os objectos de trabalho – continua o "DN" – podem ser guardados no interior da caixa, num compartimento por baixo do assento – e até aqui, se já repararam  e tirando a forma oval da caixa, mais nada a distingue das caixas de engraxadores tal como as conhecemos... um sítio para o engraxador se sentar, outro para o cliente assentar o pé e os instrumentos de trabalho são arrumados dentro da caixa... mas, adiante, que pode ser que a grande surpresa esteja ainda para chegar.






Diz o jornal que este projecto foi batizado de "Tradição-Engraxadores" e é patrocinado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa... a Santa Casa que, como se viu, convidou os alunos do IADE para terem ideias e criarem um novo modelo para estas tradicionais caixas de engraxador. 


A rematar a breve prosa, o DN escreve que o novo modelo, único no mundo, terá marca registada, que será propriedade da Santa Casa, que, juntamente com o IADE, está neste momento a desenvolver a patente do novo objecto... sendo a ideia final distribuir estas novas caixas por todos os engraxadores certificados.
E afinal a surpresa não veio!.. ou antes... já veio e foi logo ao início da notícia. Ali mesmo, onde se lia – engraxadores vão ter caixas únicas no mundo... afirmação que se reforça depois, já quase no fim , nessa passagem que diz que o novo modelo é único no mundo e que terá marca registada.
Ora aí está! A surpresa era essa. Caixas de engraxadores únicas no mundo.





Se bem que não seja verdade. Porque a verdade é que, uniformizando o modelo, o que acontece é que todos os engraxadores certificados vão passar a ter caixas iguaizinhas, ou com muito pequenas diferenças, que mal as hão-de distinguir.
O que não acontecia quando cada um construía e decorava a sua própria caixinha conforme a inspiração e os recursos. A base do objecto era sempre a mesma. Uma caixa. Uma caixa, onde o engraxador se sentava e dentro da qual guardava todos os objectos de trabalho e um apoio , fixado sobre um dos topos da caixa, para o pé do cliente. Todas elas partiam daqui, depois cada um inventava e tornava – aí sim - a sua própria caixa... verdadeiramente e às vezes de forma delirante... única no mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário