sexta-feira, 9 de março de 2012

o duplo anarquista


E porque hoje cumpre o primeiro ano do segundo mandato, o actual presidente da República publicou um volume com os textos dos discursos que entretanto foi proferindo. É a partir desse texto, que alguns jornais do dia sublinham essa declaração – explosiva, segundo alguns - de Aníbal Cavaco Silva. Acha o presidente que Sócrates, enquanto primeiro ministro não foi leal. 
Na primeira do semanário Sol lê-se mesmo isto: A falta de lealdade de Sócrates ficará na história da democracia
Já o jornal Público abre duas páginas especiais para assinalar a data... e logo em chamada de capa deixa esta pergunta:  Podem os presidentes ressuscitar?  Claro que não é nenhuma certidão de óbito, o que o jornal está aqui  a passar ao presidente, mas antes o sublinhar de um estado de profunda erosão a que Cavaco está neste momento confinado. Diz mesmo que é uma coisa inédita na política portuguesa, o estado de erosão política do actual presidente e deixa-se em aberto essa questão crucial – será que vai recuperar e voltar a ser central na política portuguesa?  
O Público foi ouvir alguns ex assessores de alguns ex presidentes a saber o que pensam sobre o assunto.. Por exemplo, Joaquim Aguiar, ex assessor de  Mario Soares e Ramalho Eanes acha que o presidente tem de exercer o mandato numa sociedade que não quer governo nem oposição. É o duplo anarquista. Já outros, antes dele, o tinham dito por outras palavras - ou seja, que os portugueses não se sabiam governar nem queriam que ninguém os governasse.. mas isso é História.  
Actualmente, junta-se a esta questão a lembrança de que ontem entrou no Parlamento uma petição exigindo a demissão de Cavaco, o jornal sublinha entretanto que não compete ao deputados decidir sobre essa matéria, mas fica o aviso à navegação...



Bom e enquanto isso..  zarpemos até às páginas do Diário de Notíciasonde em discreta e breve notícia ficamos a saber que, segunda que vem, Cavaco Silva vai até à outra banda, ao arsenal do Alfeite condecorar...  Enfim condecorar só assim sem mais.. não.. vai condecorar o navio escola Sagres... como Membro Honorário da Ordem Militar de Cristo. Diz o jornal que nessa ocasião, o presidente haverá também de fazer uma visita à fragata Corte Real, que há-de partir brevemente para a Somália... a fragata.
Mas fixemo-nos na comenda.    
Confesso que não sei quantas existem nem quem as patrocina... mas, se houvesse uma que tivesse uma ressonância menos bélica... a Ordem Militar de Cristo... não que eventualmente não a mereça, mas a Sagres é um navio escola.. uma escola de navegação.. não é um vaso de guerra.. aliás, tanto quanto consegui perceber, acho que nem canhões tem... nem dos pequeninos.

Sem comentários:

Enviar um comentário