Vem no Correio da Manhã e , para além de merecer chamada de capa, merece depois uma página inteira, no caso, a página 28.
Na capa lê-se que Santa Comba regista a marca Salazar.. em continuação escreve-se depois que a Câmara de Santa Comba quer aproveitar o nome do ditador (de Salazar, portanto) para promover produtos do concelho e diz-se também que, entretanto, a autarquia ainda não desistiu de criar um Museu do Estado Novo.
Bom, para isso são precisos 10 milhões de euros e espera-se que alguns mecenas privados se convençam, porque, ao que parece, parte do investimento terá de vir dos privados.. isso e chegar-se a acordo com os herdeiros de Salazar, para que permitam a compra do património do falecido, que seja relevante para um Museu deste tipo, claro está...
Aliás, esta ideia de criar marcas e produtos que divulguem a região parece ter como objectivo último financiar, ou ajudar a financiar a criação do Museu...
Mas regressemos à marca Salazar, que já foi registada e que nomeará um vinho do Dão, que há-de sair para o mercado já neste Verão, em Agosto. O vinho vai chamar-se Memórias de Salazar e o autarca de Santa Comba defende que, numa altura de grave crise, temos de deitar mão a tudo o que nos possa ajudar a ultrapassar as dificuldades.. enfim, há já quem assalte supermercados para resolver essa questão, mas isso não tem nada a ver com o que estamos a falar...
O autarca de Santa Comba, JoãoLourenço – já agora, fica apresentado – quer, em última instância, recuperar o património da família de Salazar para fins turísticos. E, enfim, claro que a História vista assim, com olhos de turista tem sempre outra graça.. até mesmo o horror que ela nos possa contar ganha um outro encanto e sortilégio....
Mas fixemo-nos no Vinho, neste Memórias de Salazar 2012.. Fixemo-nos no precioso néctar e inspiremo-nos e deixemo-nos levar por essa frase inspirada, ela também do patrono desta nova "pomada". Essa, que dizia que beber vinho é dar o pão a um milhão de portugueses..
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