terça-feira, 31 de julho de 2012

E ESTA IMAGEM NÃO VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS


E hoje entramos pela primeira do Público, onde se assinala a morte de Chris Marker, o cineasta que escondia a sua própria biografia, como diz o jornal. 
Nasceu em 1921, este cineasta colecionador, como lhe chama o Público. Lembra ainda que realizou ensaios carregados de uma melancolia indefinível, sobre a nossa relação com o tempo e com os lugares e que semeava gatos.. assim mesmo, que semeava gatos.. isto numa velada referência ao filme de 83, "Sans Soleil", em que os gatos eram figuras protagonistas. Na realidade chamou-se Cristian François Bouche Villeneuve, mas Chris Marker foi o nome de guerra que adoptou.. Enfim, em Portugal pouco se viu da obra deste realizador, sendo o mais recente o documentário que Agnés Varda realizou sobre ele e que passou em Lisboa no Doc do ano passado. 
Morreu este domingo,  no dia em que completava 91 anos e o Público de hoje dedica-lhe duas páginas, em que revisita com algum pormenor a obra de Cris Marker.
Quanto ao resto...  
Na primeira do Público temos este título maior, que garante que foi a falta de dinheiro e a dívida acumulada, o que levou o laboratório da inspecção de alimentação e veterinária a deitar fora amostras de alimentos, sem as analisar. A Deco avisa que agora a fiscalização é fraca, mas o Governo garante que não há riscos para a saúde pública
A outra matéria em destaque maior é a visita de Passos Coelho, ontem, a um quartel da polícia.. Disse na altura que a fusão das polícias há-de reduzir custos e eliminar conflitos. Já a cair da capa, temos ainda mais estas duas. Primeiro a que diz que os bancos estão a ajudar as investigações à taxa Euribor, para reduzir as multas a que estão expostos no caso de se apurar que houve manipulação dessa mesma taxa.. A outra diz que 42% dos portugueses garante que não tem dinheiro para cuidar da saúde..

E vamos ao DN.
Estão a ser detidas 8 pessoas por dia, por peditórios falsos -  e este título dava pano para mangas se quiséssemos... A começar por definir o conceito de peditório. Pedir receitas extra aos cidadãos, para custear um qualquer prejuízo acumulado por terceiros, se não soa a peditório... Sendo que aqui, talvez a verdadeira falsidade seja não admitir que é de um peditório que se trata.. enfim, adiante.
Diz ainda o DN que o BCP está a arrastar a banca privada para os maiores prejuízos de sempre. Os primeiros 6 meses deste ano foram terríveis, com os 4 maiores bancos privados nacionais a perderem 2 milhões de euros por dia.,. Enfim, a ganhar menos 2 milhões por dia do que esperavam, eventualmente será mais isso... E... 
Diz ainda o DN, que a partir de amanhã, feriados e horas extraordinárias serão pagas só a metade do valor. Tem a ver com o novo Código de Trabalho, que entra em vigor.
Diz mais coisas mas enfim.. por exemplo, quereis saber qual é a estratégia de Passos Coelho até às eleições de 2015?.. para além de salvar o País, claro está?... Pois o DN de hoje conta...

Já o JN faz a manchete com a notícia de que um terço das amostras alimentares estão sem controlo, pelas razões que já foram sendo apontadas.. essencialmente e alegadamente também por falta de pessoal e de dinheiro...  tirando isso deixem que sublinhe só mais estas duas: primeiro, a que diz que no norte do país os turistas gastam em média 580 euros por dia e que adoram navios hotel - o jornal escreve NAVIOS HOTEIS.. não estou assim tão certo por isso não insisto: navios hotel, ou navios hotéis?.. os meus amigos dirão.
A outra diz que no Porto, um carro da GNR foi assaltado à porta do quartel , diz assim: assalta carro da GNR à porta do quartel e leva material de guerra...

E vamos ver o que traz o Correio.
Diz que as Finanças estão sem dinheiro para devolver IRS’s, o que faz com que 300 mil famílias ainda o não tenham recebido.. ao reembolso.. Diz também que os incêndios regressaram em força  ao Algarve, com pessoas e casas ameaçadas na zona de Lagos.

Já o I escolhe para manchete este título: economia paralela vale mais de 32 mil milhões de euros.-. enfim, é uma estimativa, que neste comércio não será fácil fazer essse tipo de contas, mas seja como for, estas contas foram feitas pela Universidade de Economia do Porto.

Já os jornais de economia, finanças e negócios...   
Temos hoje por exemplo o Jornal de Negócios em edição especial dedicada a um Portugal Bom e Barato  e fala também do novo código de trabalho, de que aliás o Económico faz manchete. E diz –  o Económico – que a nova lei entra amanhã em vigor afectando quase tudo, desde o regime de férias ao despedimento, com justa causa ou nem por isso... Lembra também  que Cavaco já promulgou a nova lei das rendas, mas essa só entra em vigor em Novembro... Muitos comparam-na a uma lei de despejos mais fáceis para os senhorios...  o Económico lembra só que a partir de Novembro os senhorios já podem voltar a subir as rendas..

Tirando isso tudo resta só sublinhar o facto curioso de Passos Coelho aparecer, em todas as fotografias da visita que fez ontem à polícia, com um boné de polícia na cabeça.. Enfim, um capacete, quando se visita um estaleiro de obras, percebe-se, por razões de segurança...agora um quico de flanela não protege ninguém, a não ser do sol.. não diria que fica ridículo, que isso seria o menos grave, se assim o exigisse a salvação nacional... Mas, não diz com o resto.

Sem comentários:

Enviar um comentário