quinta-feira, 13 de setembro de 2012


Vem no DN, em fecho de edição e remete-nos para a entrevista que o primeiro ministro vai dar esta noite à RTP. 
Acontece que, como já é costume, Passos Coelho recebe os jornalistas em S.Bento, em vez de se deslocar às instalações da televisão. E isso, segundo o jornal e segundo fontes da própria RTP, representa um custo acrescido de 4 mil euros... É o que diz aqui: vai custar mais 4 mil euros do que se tivesse lugar nos estúdios.. Diz que sim, mas se calhar não. 
Atente-se no que vem a seguir: “contas feitas, uma deslocação destas custa entre 5 mil e 5.500 euros, contando com a equipa toda. Se a entrevista fosse em estúdio, o custo seria muito menor e rondaria os 4 mil euros." 
Ora então, vamos lá a rever as contas e o título... se em estúdio custava 4 mil e no exterior vai, no máximo, aos 5.500.. então custa mais, no máximo, 1500 euros.. e o que dizia o título?: entrevista a Passos custa mais 4 mil.. pois não.
Mas, seja como for, a questão, para além de ser essa também, nem é essa. Ou seja, diz aqui que esta despesa se refere à deslocação para s. Bento de 6 câmaras, uma grua e um carro de exteriores, além da iluminação que foi instalada na véspera e ainda a maquilhadora que há-de preparar o 1º ministro e os jornalistas também, decerto, para a entrevista.  Portanto, será isso que encarece desta forma a realização da entrevista. Ora, partindo do princípio de que as câmaras , as gruas, as luzes e o carro de exteriores já estão pagos, ou pelo menos não vão ter de ser alugados para o efeito... e que a maquilhadora, assim como o restante pessoal mobilizado para o exterior não vai receber mais dinheiro pelo serviço. (até porque "exteriores" faz parte do serviço)... ficamos com a deslocação em si. Enfim, talvez um pouco mais que isso, mas, de qualquer forma, isso ou um pouco mais que isso custa 5 mil euros, ou 5.5oo, sendo 4 mil euros de custo fixo e mais 1500 da deslocação.. 1500 euros para ir da avenida marechal Gomes da Costa, a Cabo Ruivo até S. Bento...  nem de avião! 
Mas, vamos supor que Passos Coelho resolvia dar a entrevista nos estúdios da televisão. 
Mesmo assim, diz o DN , isso iria custar 4 mil euros.   Porquê, não diz. Diz só que custa 4 mil euros, entrevistar o 1º ministro na televisão, em estúdio. Também não diz se é assim normalmente, ou seja, se uma entrevista de 50 minutos a uma pessoa na televisão custa 4 mil euros...   e se custa, como e porquê.. Isto, partindo do princípio de que, em Portugal, não é costume a televisão pagar aos entrevistados, para darem uma entrevista.

Sem comentários:

Enviar um comentário