terça-feira, 11 de setembro de 2012

o Quiosque da Maria Pandilha


E hoje, se me permitem, começamos com um aforismo: "Haja alegria e coza o forno". 
E isto porque o Diário de Notícias  anuncia que o Real Madrid promete pagar 16 milhões de euros por ano a Cristiano Ronaldo.

E pronto, dito isto, desçamos à Terra e vamos às notícias.

Todos os jornais do dia dão hoje conta das contas feitas ao corte da Taxa Social Única para as empresas.. mais para umas que outras.. por exemplo, o DN diz que as grandes empresas ganham 800 milhões com o corte da TSU, o mesmo diz o JN por outras contas... que 0,1% das empresas ficam com 800 milhões de cortes nos salários dos trabalhadores.. enquanto isso, o Público acrescenta que o corte na TSU ajuda um décimo das pequenas e médias empresas , o que vai dar ao mesmo do que se tinho dito já.. a novidade é que o Público acrescenta que o primeiro ministro enfrenta críticas de todo o lado por causa disto. Críticas até de dentro do próprio partido... É o que reitera o I em manchete – revolta no PSD contra o Governo. Cita-se, por exemplo, Morais Sarmento que diz que está engasgado com as medidas anunciadas pelo primeiro ministro..  
Já o Correio da Manhã fura todas estas contas e escreve quase enigmaticamente que os patrões ricos lucram 100 milhões, dando exemplo dos lucros estimados e futuros de empresários como Belmiro de Azevedo, que será quem mais ganha...23 milhões e o BCP de Nuno Amado: 18 milhões e a Mota Engil de Jorge Coelho: 5 milhões e a EDP de Antº Mexia:11 milhões e por aí fora...  10 empresas citadas e um lucro somado de 100 milhões.
Antes de irmos aos económicos e para desanuviar um pouco a prosa... recomecemos: no DN , diz que depois da aprovação do orçamento de 2013, os ministros têm ordem para remodelar as secretarias de Estado. Para já só a nível de secretários. Daí o título: ministros com ordem para remodelar secretários de Estado após Orçamento..  Diz ainda e também o DN que a UGT , ou antes, o futuro líder da UGT, Carlos Silva, que em Março substitui João Proença, quer rasgar já o acordo tripartido de concertação social
Já do JN sublinhava só esta discreta chamada de capa, que quase cai pela direita baixa  e diz assim: no novo ano lectivo, câmaras municipais não deixam cair o apoio escolar. Os autarcas prometem inventar receitas para que nada falte aos estudantes... aliás, ia-me esquecendo – sublinho ainda mais esta,  que as vindimas no Douro estão a esgotar os hotéis da região.
O Público, em legenda de topo de página sublinha que Portugal está entre os países da Europa com propinas mais elevadas
O jornal I lembra que dia 15 vai haver uma manifestação contra a austeridade imposta pelo governo.

E finalmente os económicos, se bem que de pouco mais se falou até aqui... mas é o que há.
E assim sendo, a manchete do  Jornal de Negócios enfatiza essa evidência de que a subida dos descontos penaliza os rendimentos mais baixos...  Enquanto o Económico alerta para que a Troika, desta vez terá sido mais severa e endurecido a avaliação do Governo português. 
E ainda bem que assim foi...  que a troika endureceu a avaliação ao governo português e não a Portugal, ou à economia portuguesa ou mesmo até ao povo português.. 
É que governos, como dizia o outro, há muitos e Portugal só há um.

Sem comentários:

Enviar um comentário