terça-feira, 31 de julho de 2012

ode fatídica


E ESTA IMAGEM NÃO VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS


E hoje entramos pela primeira do Público, onde se assinala a morte de Chris Marker, o cineasta que escondia a sua própria biografia, como diz o jornal. 
Nasceu em 1921, este cineasta colecionador, como lhe chama o Público. Lembra ainda que realizou ensaios carregados de uma melancolia indefinível, sobre a nossa relação com o tempo e com os lugares e que semeava gatos.. assim mesmo, que semeava gatos.. isto numa velada referência ao filme de 83, "Sans Soleil", em que os gatos eram figuras protagonistas. Na realidade chamou-se Cristian François Bouche Villeneuve, mas Chris Marker foi o nome de guerra que adoptou.. Enfim, em Portugal pouco se viu da obra deste realizador, sendo o mais recente o documentário que Agnés Varda realizou sobre ele e que passou em Lisboa no Doc do ano passado. 
Morreu este domingo,  no dia em que completava 91 anos e o Público de hoje dedica-lhe duas páginas, em que revisita com algum pormenor a obra de Cris Marker.
Quanto ao resto...  
Na primeira do Público temos este título maior, que garante que foi a falta de dinheiro e a dívida acumulada, o que levou o laboratório da inspecção de alimentação e veterinária a deitar fora amostras de alimentos, sem as analisar. A Deco avisa que agora a fiscalização é fraca, mas o Governo garante que não há riscos para a saúde pública
A outra matéria em destaque maior é a visita de Passos Coelho, ontem, a um quartel da polícia.. Disse na altura que a fusão das polícias há-de reduzir custos e eliminar conflitos. Já a cair da capa, temos ainda mais estas duas. Primeiro a que diz que os bancos estão a ajudar as investigações à taxa Euribor, para reduzir as multas a que estão expostos no caso de se apurar que houve manipulação dessa mesma taxa.. A outra diz que 42% dos portugueses garante que não tem dinheiro para cuidar da saúde..

E vamos ao DN.
Estão a ser detidas 8 pessoas por dia, por peditórios falsos -  e este título dava pano para mangas se quiséssemos... A começar por definir o conceito de peditório. Pedir receitas extra aos cidadãos, para custear um qualquer prejuízo acumulado por terceiros, se não soa a peditório... Sendo que aqui, talvez a verdadeira falsidade seja não admitir que é de um peditório que se trata.. enfim, adiante.
Diz ainda o DN que o BCP está a arrastar a banca privada para os maiores prejuízos de sempre. Os primeiros 6 meses deste ano foram terríveis, com os 4 maiores bancos privados nacionais a perderem 2 milhões de euros por dia.,. Enfim, a ganhar menos 2 milhões por dia do que esperavam, eventualmente será mais isso... E... 
Diz ainda o DN, que a partir de amanhã, feriados e horas extraordinárias serão pagas só a metade do valor. Tem a ver com o novo Código de Trabalho, que entra em vigor.
Diz mais coisas mas enfim.. por exemplo, quereis saber qual é a estratégia de Passos Coelho até às eleições de 2015?.. para além de salvar o País, claro está?... Pois o DN de hoje conta...

Já o JN faz a manchete com a notícia de que um terço das amostras alimentares estão sem controlo, pelas razões que já foram sendo apontadas.. essencialmente e alegadamente também por falta de pessoal e de dinheiro...  tirando isso deixem que sublinhe só mais estas duas: primeiro, a que diz que no norte do país os turistas gastam em média 580 euros por dia e que adoram navios hotel - o jornal escreve NAVIOS HOTEIS.. não estou assim tão certo por isso não insisto: navios hotel, ou navios hotéis?.. os meus amigos dirão.
A outra diz que no Porto, um carro da GNR foi assaltado à porta do quartel , diz assim: assalta carro da GNR à porta do quartel e leva material de guerra...

E vamos ver o que traz o Correio.
Diz que as Finanças estão sem dinheiro para devolver IRS’s, o que faz com que 300 mil famílias ainda o não tenham recebido.. ao reembolso.. Diz também que os incêndios regressaram em força  ao Algarve, com pessoas e casas ameaçadas na zona de Lagos.

Já o I escolhe para manchete este título: economia paralela vale mais de 32 mil milhões de euros.-. enfim, é uma estimativa, que neste comércio não será fácil fazer essse tipo de contas, mas seja como for, estas contas foram feitas pela Universidade de Economia do Porto.

Já os jornais de economia, finanças e negócios...   
Temos hoje por exemplo o Jornal de Negócios em edição especial dedicada a um Portugal Bom e Barato  e fala também do novo código de trabalho, de que aliás o Económico faz manchete. E diz –  o Económico – que a nova lei entra amanhã em vigor afectando quase tudo, desde o regime de férias ao despedimento, com justa causa ou nem por isso... Lembra também  que Cavaco já promulgou a nova lei das rendas, mas essa só entra em vigor em Novembro... Muitos comparam-na a uma lei de despejos mais fáceis para os senhorios...  o Económico lembra só que a partir de Novembro os senhorios já podem voltar a subir as rendas..

Tirando isso tudo resta só sublinhar o facto curioso de Passos Coelho aparecer, em todas as fotografias da visita que fez ontem à polícia, com um boné de polícia na cabeça.. Enfim, um capacete, quando se visita um estaleiro de obras, percebe-se, por razões de segurança...agora um quico de flanela não protege ninguém, a não ser do sol.. não diria que fica ridículo, que isso seria o menos grave, se assim o exigisse a salvação nacional... Mas, não diz com o resto.

A INSUSTENTÁVEL TRANSPARÊNCIA, ou, OS ANIMAIS SÃO NOSSOS AMIGOS


E temos aqui uma notícia curiosa...
Permitam que siga o relato do jornal Público. 
Entremos pelo título, para facilitar: diz assim: Bancos ajudam a investigar manipulação da Euribor para reduzir multas.
E como se percebe  sem esforço, este título podia partir-se em dois: a saber – primeiro isto: bancos ajudam a investigar manipulação da taxa Euribor.. e até aqui soava perfeitamente, depois acrescente-se mais isto: para reduzir multas – e aí, já a curiosidade começa a levantar fervura.. vamos então ao texto da coisa. Diz o Público que, depois do Deutsche bank , vários bancos ofereceram a Bruxelas mais informação para limitar os danos... ou seja... depois do escândalo do Barclays na definição da taxa Libor, o cerco parece estar a apertar-se também na Euribor, a taxa que serve de referência na grande maioria dos empréstimos em Portugal.. segue o texto explicando ainda que várias instituições bancárias e financeiras, que estão a ser investigadas pela Comissão Europeia por suspeita de manipulação da Euribor, aceitaram dar informações às autoridades em troca de garantia de que  terão multas mais baixas, caso venham a ser consideradas culpadas.

E é isto.
Ou seja, dispoêm-se a dar informações em troca de uma atençãozinha nas multas, caso venham a ser considerados culpados de manipulação .. portanto, pedem uma atençãozinha para não fazerem o que , em linguagem técnica se chama – obstrução à justiçaE depois, caso se conclua que agiram fora da lei.. querem que as penas a aplicar lhes sejam, por especial deferência, mais leves, do que a um outro qualquer mais vulgar vigarista..
No fundo e no essencial parece que é isto que os bancos europeus querem que Bruxelas lhes faça.. o jornal diz que – citemos – “ajudam a investigar”..  podemos aceitar que sim, sendo que, quando se quer realmente ajudar alguém, geralmente não se lhe pede nada em troca.. ajuda-se simplesmente e simplesmente porque sim.
Ponto final.
Parágrafo e definitivo.

LIXO


A publicidade... quase que não se falou disso aqui e no entanto ela move-se, insidiosa por entre os nossos dias...
E podia dizer-se que a enorme ansiedade que revela explica de certa forma alguns disparates que se vão vendo e ouvindo em campanhas publicitárias... Enfim, honra seja feita a anúncios tão ingénuos, como este que vem no Correio da Manhã e que diz que há alguém interessado em comprar um talho na zona do Seixal ou Almada.. Mas isto é um anúncio na sua forma mais rudimentar. Já a publicidade fia mais fino..
Oiçamos o essencial deste, que merece página inteira no Correio :Karisma da Libertaçãokarisma com K – que é coisa que não existe em português – em português, carisma com curvo quer dizer: dom gratuito, sobrenatural e passageiro, concedido por deus ao homem com vista à  edificação da Igreja – é pelo menos o que diz o dicionário da Porto Editora, 5ª edição, de 1982,  muito corrigida e aumentada.
Bom , mas para o que importa, reza este anúncio que na vida moderna somos sujeitos ao mal – daí o convite à libertação.. libertação das obsessões, das possessões, das preocupações, do encosto, da ansiedade, da tristeza... e como se isso não bastasse, convida-se também  o leitor a libertar-se de cheiros estranhos e de ruídos e barulhos...   e isto já cheira a bruxaria e eventualmente falta de higiene também. 
Remata esta publicidade de página inteira anunciando a morada onde tudo isto se pode resolver.. é num instituto religioso em Lisboa... um instituto especializado, ao que parece , em psicoteologia.
Depois há os anúncios de lojas de compra de ouro... muito famosas nos tempos que correm... nascem como cogumelos em cada porta sim porta não das grandes cidades portuguesas, neste momento.. e hoje, o jornal traz um desses anúncios , ilustrado com a presença de uma figura pública, no caso, uma conhecida apresentadora de televisão, que garante que só confia na empresa em causa para transferir dinheiro, vender e comprar ouro, prata, jóias, relógios, cautelas de penhor e outros valores...
Temos ainda este outro, que é quase delirante e talvez merecesse um estudo mais em pormenor, ou até talvez uma avaliação, a ver até que ponto isto não é publicidade enganosa.. Diz assim: para celebrar mais de 100 anos de evolução em aparelhos auditivos a - segue-se o nome da empresa – está em campanha de descontos e - segundo o jornal – esses descontos podem chegar aos 100%.. ou seja... de borla. Acreditais realmente que assim seja?... Ainda bem.
Mas agora deixemos os jornais e deixemos também, só de passagem , a sensação de que por vezes estes  publicitários não são só uns exagerados – como dizia um anúncio antigo, quando a televisão ainda era a preto e branco...  não são só uns exagerados, como também parece que tratam o consumidor como um tontinho.. ou então chegam mesmo a pisar territórios – digamos – um pouco escorregadios. 
Por exemplo esta campanha.. que não vejo nestes jornais do dia, mas que está aí espalhada pela cidade, em cartazes vários.. e que no essencial diz isto: ser mãe é ser nobre todos os dias..  Saudemos então este elogio da maternidade, mas não nos apressemos, que rapidamente se conclui que, a nobreza alegada aqui, é só num trocadilho com uma antiga marca de carnes enlatadas --- carnes e salsichas e por aí...  portanto, a nobreza de que se fala é só uma gazua para vender salsichas.
Tirando isso, fica a outra questão, que é esta - a mãe que alimenta os filhos com salsichas de lata, seja desta ou de outra marca qualquer... muito francamente,  parece que não se aplica assim muito, no cuidado que a alimentação de uma criança exige e merece...

sexta-feira, 27 de julho de 2012

"que cavalos são estes que andam aos coices na minha cabeça..."


Ambrósio, apetecia-me algo!


Eu bem desconfiei que a coisa tinha uma explicação qualquer que nos estava a escapar.. Falo do parecer da OCDE, quanto aos salários praticados em Portugal na Função Pública...
Na chamada de capa do Público de hoje destaca-se a passagem em que a Organização sublinha a sua oposição ao corte de salários na função pública em Portugal – citando: OCDE é contra mais cortes nos salários da Função Pública... já o sublinhado do DN afirma que a OCDE diz que os funcionários públicos em Portugal ganham demais...
O paradoxo, não vai sem resposta.  Abrimos o Diário de Notícias em busca da chave que abra o cofre deste mistério.. e ela cá está.. brilhante!
Salários subiram demais nas qualificações mais baixas – é o que diz este outro título que lança a notícia, já em desenvolvimento...    Afinal, os ordenados da função pública que, segundo esta nova versão , terão subido demais,foram os das qualificações mais baixas.. diz que sim. 
Aliás o sub título até explica melhor... diz que a OCDE quer harmonizar o sector público com o privado e que, assim sendo, os peritos do Estado devem ganhar mais e os não peritos menos.
Isto, claro está, em nome da concorrência com o sector privado.
Ora e até faz sentido, de certa forma, cruel, mas se calhar justa. Que os mais qualificados, ou os "peritos" ganhem mais que os não qualificados.
Acontece que temos entretanto aqui um outro problema: Avaliar a aptidão profissional de cada um.
Consegue-se com a avaliação do trabalho produzido...  ou então vai-se pelas habilitações profissionais e académicas do candidato... naturalmente um licenciado, ou doutorado em qualquer matéria específica terá mais capacidades e conhecimentos e poderá suportar responsabilidades mais responsáveis (perdoe-se a redundância, que foi de propósito...  ) enfim , merecerá um ordenado à altura das responsabilidades... o problema é que- como a actualidade demonstrou já.. isto de doutores e engenheiros, em Portugal e em certos e picarescos casos,  pelo menos.. é mais uma forma elegante de tratamento, do que realmente uma qualificação académica ou profissional, se bem que, seja como for.. vá servindo.

Mas, seja como for, também, parece  óbvio que uma simples licenciatura, mesmo uma licenciatura a sério, não garante à partida a qualidade profissional de ninguém... mas ficou-se também a saber que aumentar o ordenado aos  profissionais de "topo" – ou aos mais qualificados, mais "peritos", se justifica para que eles não fujam (perdoe-se a expressão) não prefiram, vá, ir trabalhar para o privado, onde podem ganhar mais.. Diz a OCDE que em contrapartida se deve baixar o ordenado aos menos qualificados..

Bom e nessa lógica de raciocínio o Estado corre o risco de perder esses trabalhadores, que podem , eles também, preferir ir trabalhar para o privado.. e se isso acontecesse.. se todos os menos qualificados, os menos "peritos", se transferissem para o sector privado.. os mais qualificados da função pública  iam mandar em quem?...  – num cenário desses, e perdoe-se uma vez mais a expressão, mas num cenário desses, quem faria o trabalho sujo? Quem me fazia duas fotocópias? Quem me traz um cafèzinho?

quinta-feira, 26 de julho de 2012

LIGEIRAMENTE AO LADO...


Escreve o Diário de Notícias de hoje, em manchete e letra gorda, que Portas recusa imposto especial sobre subsídios no público e privado. Depois, já em sub-título, acrescenta que Paulo Portas, parceiro da maioria no Governo, enviou uma carta aos militantes do partido que dirige, o CDS, afirmando que os impostos atingiram o limite e recusando estender os cortes aos privados, como o primeiro ministro tinha admitido. 
Já no breve texto que serve de chamariz à matéria, que há-de merecer desenvolvimento a páginas 10 e 11 da edição de hoje do DN...  aí lê-se que a carta estava escrita há um mês já, mas que só agora seguiu para os seus destinatários.. sendo que entretanto houve tempo para lhe acrescentar mais uma ou duas coisas, como, por exemplo, a resposta do CDS ao acórdão do tribunal constitucional sobre os subsídios, dizendo que o sector público e privado não podem ser tratados por igual.. e acrescentando também que os impostos atingiram o limite.. E, diz o jornal, que a partir daqui se conclui que Portas é contra uma taxa universal extraordinária, que taxe por igual todos os contribuintes em 2013..
Resumidamente é isto que o jornal diz.. Enfim, lembra também que Passos Coelho voltou ontem a ser vaiado, no caso foi em Cantanhede e que , ontem também, garantiu que não está a pedir demais aos portugueses.. e esta vai sem contraditório – é óbvio que enquanto os portugueses forem respondendo, ou aliás , aceitando sem grande desacato todas as imposições do Governo.. enquanto o caldo não entornar, é porque ainda não se está a exigir demasiado.. ou como quem diz.. enquanto a corda não rebentar, aguenta.. enquanto o copo não deitar por fora ainda leva mais um bocadinho, ou – como quem cai de um décimo andar e começa a ver as janelas a passarem-lhe pela frente dos olhos a uma velocidade assustadora.. enquanto não chegar ao rés do chão, está tudo bem..
Mas agora a carta de Portas aos militantes e, através do DN , a toda a Nação também...
Independentemente do conteúdo, já se percebeu que tem a ver com a governação do país e com um desacerto de opiniões entre o 1º ministro e o ministro dos negócios estrangeiros quanto a política interna...  e aqui talvez que Portas, ou alguém por ele, se tenha enganado no destinatário, na hora de meter a carta no Correio.. Aliás, se calhar nem precisava de escrever carta nenhuma.. já que tudo o que Portas diz , cabe ao 1ºministro decidir se é para se fazer ou não...  e um encontro discreto entre os dois talvez fosse mais útil para se alcançar os objectivos que Portas propõe... não deve ser difícil a Paulo Portas combinar um encontro de trabalho com Passos Coelho e discutirem ambos até à exaustão esses e outros assuntos da Nação.. nem que lhes levasse a noite toda, todo um fim de semana, metade das férias.. a partir pedra, como se diz na gíria.. e se no fim, as posições e opiniões e intenções de ambos se revelassem de todo incompatíveis.. aí a cadeia haveria de quebrar pelo elo mais fraco, que neste caso e contexto seria Paulo Portas.. 
Não me parece que num confronto directo entre os dois, se demitisse o 1ºministro e ficasse o dos estrangeiros.  Aliás, quando cai o 1ºministro, cai o governo todo junto. Costuma ser assim.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

"Os Últimos Dez Metros foi já de Gatas"


FRASES FEITAS


Frases feitas...
Podemos começar por esta: dura lex sed lex – a lei é dura, mas é lei... a outra fala em competitividade e empreendedorismo.. que é aliás uma das bandeiras agitadas nesta guerra para que nos arrastou a crise em curso. 
Há ainda mais uma frase feita, mas deixo-a para o fim.
 Comecemos, como é costume, pelo princípio. 
Dura lex sed lex... 
Diz o DN, que a inspeção geral das actividades da saúde concluiu que 60% dos hospitais não verificam as incompatibilidades na contratação de clínicos... 
Diz o Público que há quase 400 médicos a ganhar duas vezes num mesmo hospital.. 
Diz o Correio que foram apanhados médicos a ganhar mais de 40 mil euros, o que revela irregularidades no pagamento em hospitais públicos.. 
Diz o Jornal de Notícias que os médicos contratados por 40 mil euros por mês acumulavam salário..
E disse já o bastonário da Ordem que tudo isto se deve às políticas neo liberais dos últimos ministros da saúde, incluindo o actual, que fixaram novas regras que permitem que isto aconteça.. 
O bastonário não sublinhou o rigor e celeridade com que estes clínicos se prontificaram a cumprir essas novas regras neo liberais,, não diz também se foi apontada alguma arma à cabeça desses médicos para que o fizessem.. 
Mas enfim: dura lex sed lex e o respeitinho fica bem a qualquer um..

Agora competitividade e empreendedorismo.. 
Falam os jornais de hoje, também, em mais dois casos de excepção, no que toca a vencimentos.. 
E o caso traz à colação dois administradores da RTP.
Diz o Correio da Manhã que esse estatuto de excepção garante mais 10mil euros por mês ao presidente da empresa, Guilherme Costa (um sujeito forte, de barba ).. o mesmo acontece com um vogal da administração da RTP... 
Há uma decisão do governo, que prevê que alguns gestores públicos possam optar por receber o que recebiam em média nos últimos 3 anos antes de irem trabalhar para o Estado.. Isto em casos particulares, em que as empresas em causa estejam num mercado sujeito a concorrência - como é o caso quase  desesperado das televisões, como se sabe... 
Acontece então que estes dois gestores foi o que fizeram: pediram o estatuto de excepção e foi-lhes concedido. Dura lex, sed lex e tudo dentro da lei, portanto.. Só que aqui não há dúvida de que não houve coacção física ou psicológica, para que ambos o fizessem.. Bastou algum empreendedorismo .. O resto já se sabe – a decisão do governo surge em nome da competitividade, ou da concorrência – o que vai dar quase ao mesmo.. é a concorrência que nos leva a ter de competir.. nem que seja connosco próprios..   Agora a verdade também é que, no discurso oficial, esse apelo tem sido feito repetidamente a todos os portugueses .. que Portugal precisa de mais empreendedorismo e competitividade, para sair da crise e se erguer impoluto perante a Europa e o Mundo.. Ora bem,o exemplo vem de cima.. a começar por estes dois gestores públicos...


Mas, já que se fala disso... que falta faz uma criatura que salta fora, ao aceno de um ordenado melhorzito? Que amor à camisola revela? Que empenho garante? Que confiança merece?
Quem respondeu - nenhuma, passa por cá que ofereço-lhe uma gasosa...

E por fim a terceira frase feita.

Esta: "As boas acções ficam com quem as pratica"

terça-feira, 24 de julho de 2012

O ELEITO


E ontem Passos Coelho convidou os deputados do PSD para jantar, assinalando assim o fim de mais uma sessão legislativa da Assembleia da República. E hoje todos os jornais falam disso. 
E fazem-no por uma razão muito particular, que aliás  é sublinhada nas chamadas de capa, que o encontro merece em quase todos eles... esta: Passos Coelho avisa deputados: que se lixem as eleições – é, por exemplo assim, que o Diário de Notícias chama a atenção do leitor. Já, a páginas 12, onde a matéria merece algum desenvolvimento, tropeçamos na citação entre aspas do que disse o primeiro ministro: "se algum dia tiver de perder umas eleições em Portugal para salvar o país, como se diz, que se lixem as eleições." 
Podíamos começar por aqui. 
O país é mais que um território; é o povo que o habita e é esse povo que vai a votos para eleger quem acha que estará melhor preparado para governar a Nação. Para eleger quem considere ser o mais sério e responsável para o fazer, o mais apto, o melhor deles todos...  E para que isso fosse possível, durante várias décadas, muitos sofreram em Portugal, muitos morreram em Portugal, muitos foram presos e torturados em Portugal, muitos foram postos fora de Portugal, muitos tiveram de fugir de Portugal, para que Portugal conquistasse o direito a eleições livres. Daí, ser um  pouco agressivo ouvir alguém dizer que se lixem as eleições... E nem é preciso que seja um primeiro ministro a dizê-lo.. podia ser qualquer um.  Até porque , em nome de Portugal, ou até mesmo para salvar Portugal, como diz Passo Coelho... para salvar Portugal, talvez um dia os portugueses digam, que se lixem as eleições... E com uma abstenção de 100%, haveria de convocar-se outro escrutínio, com novas listas, com outra gente  e se mesmo assim o povo continuasse a dizer que se lixem as eleições,, voltávamos ao mesmo e por aí fora até que aparecesse alguém merecedor da confiança popular. Alguém que não dissesse que se lixem as eleições. Alguém que se limitasse a pensar: foi a mim que escolheram, agora vou ter que me aplicar a sério no trabalho, que o tempo não está para festas, nem para trocadilhos graciosos, ou populismos galhardos.